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A LIDERANA FOCADA NA EQUIPE - Maria Ins Felippe
 
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A LIDERANA FOCADA NA EQUIPE
Por Maria Ins Felippe

          "Sua ação deve corresponder a sua fala. Trabalhe em equipe"

         Nenhum homem uma ilha - voc j ouviu isso antes? Pois , podemos perceber que  viver socialmente uma necessidade inerente dos seres humanos, algo que os caracterizam. Porm, muitas vezes, negligenciam estas habilidades atravs do uso de diversas tecnologia, tais como: Correio eletrnico, Internet, Fax, etc.

Chega a ser at uma contradio, pois vivemos numa sociedade baseada nas realizaes individuais e o homem com necessidades sociais.

No entanto, percebemos mudanas, pois algumas  organizaes tm estabelecidos seu planos de salrio, incentivos, onde se  remunera tanto pelas aes individuais quanto pelas  grupais.

Mas trabalhar em equipe no to fcil e simples, pois somos competitivos e estamos acostumados a trabalhar individualmente. Para trabalharmos em equipe, precisaremos treinar muito. Muitas  vezes,    mais  fcil  e rpido decidir sozinho, apesar de podermos podemos recorrer a erros. Porm, vrias pessoas pensam melhor do que  uma.

A maioria das atitudes positivas ou negativas, somente so tomadas quando os homens esto em grupo, pois sozinhos estas no se  manifestam. Desta forma, o sucesso de uma organizao substancialmente influenciado pelo desempenho de diversos grupos, que interagem entre si, e por toda a hierarquia da empresa.

As solues dos problemas, lanamentos de novos produtos, aes, decises so resultados de esforos em conjunto, entre os empresrios e suas equipes de trabalho.

No chegaremos em lugar algum sem a ajuda de diversas pessoas, de suas orientaes e ou informaes. Estimular a coeso fundamental, pois a empresa coesa est mais preparada para enfrentar os desafios da  globalizao, atravs da formao de times , equipes de trabalho.

Um grupo coeso, torna-se  mais determinado, criativo alm da interao entre seus membros ser mais  rpida e no necessitar de superviso constante. Mas em contrapartida, por vezes, o grupo reluta mais as novas idias e geralmente mais revindicador.

           Agora, para que o grupo realmente funcione satisfatoriamente, é preciso que seus integrantes tenham:

  • Certa independência.
  • Sejam reconhecidos como tais.
  • E tenham objetivos em comum.

           O trabalho em equipe é um trabalho de grupo com alto desempenho, onde seu potencial geralmente é grande e precisa ser bem administrado, pois necessita obter uma participação mais objetiva, alcançando altos estágios de desempenho ou seja, ultrapassando os modos tradicionais.

          Sendo assim é necessário que haja:

  • Desafios
  • Coesão
  • Comprometimento
  • Responsabilidade
  • Estímulos
  • Motivação

          As diversas habilidades de seus componentes devem ser usadas da melhor forma possível, apesar da visão diferenciada que cada um, possui, pois só assim poderemos colher frutos neste novo cenário. A falta de coordenação pode levar a conflitos, à duplicidade de função e à ineficiência, ou seja, a organização precisa preparar-se para os Times de trabalho.

Portanto é necessário identificar pontos que podem bloquear ações criativas, trabalhos em equipe, e desmistificar a competitividade. Para isso torna-se importante uma comunicação adequada e uma liderança eficaz.

E como será que está a equipe de funcionários dentro da sua empresa? e seus líderes? Será que realmente sabem o significado da sua empresa, seus objetivos, da importância e da interdependência das diversas áreas interdependência. Seus trabalhos são reconhecidos? Você é pensou sobre isso?

Trabalhar em equipe é uma questão de maturidade, pois significa escutar pessoas, abrir mão de opiniões, concordar que as opiniões de outros membros podem ser melhores que as minhas, etc. Dessa forma, é importante que estejamos seguros das nossas habilidades para conseguirmos controlar nossas emoções, aproveitando ao máximo da equipe, reconhecendo falhas e desenvolvendo habilidades.

Para isso, é preciso maturidade e treino. Devemos perceber que como integrante do grupo, temos algo a contribuir, assim como demais pessoas que compõem a organização também poderá colaborar. Sendo assim, deixo de ser o dono da verdade.

          Será que estou preparado para trabalhar em equipe? 

          Conheça a si próprio

           Para nos auto avaliarmos, precisamos certas bases de conhecimentos psicológicos gerais, que deve ser acompanhada de constante auto-análise, que nos permita aprofundar dia-a-dia, a noção que temos de nossas possibilidades e limitações, de nossas aspirações êxitos, insucessos e assim por diante.

O auto conhecimento deve resultar nosso melhor ajustamento e a conquista da maturidade e controle emocional, ou seja:

  • Capacidade de entender os outros e de nos fazermos entender pelos outros.
  • Nos julgarmos e julgar os outros o mais objetivamente possível.
  • Nos aceitarmos e aceitar os outros, admitindo que ninguém é isento de falhas, mas que também encontraremos qualidades em nós e em qualquer outro ser humano, se desejarmos realmente encontrá-las.
  • Conhecimento de suas habilidades e defeitos, como e o que melhorar.

          Compreendendo sua equipe:

          Conhecer os outros implica, inicialmente, num vasto conhecimento da natureza e das motivações mais comuns e freqüentes no ser humano, do que o impulsiona a agir.

           É necessário formular idéias as mais precisas o possível, das características individuais das pessoas com as quais estamos em contato.

          Diferenças individuais abrangem:

  • Tipos de inteligências.
  • Diversidade de temperamento.
  • Diversidade de reação.
  • Graus de cultura.
  • Interesses dominantes.
  • Tipos de motivação e expectativas
  • Sentimentos.

           Observe o seu grupo de trabalho.

           Características do Time perdedor:

  • Objetivos indefinidos.
  • Atuações confusa.
  • Individualismos.
  • Falta de direcionamento.
  • Comunicação confusa.
  • Desperdício e baixa produção.
  • Conflitos.
  • Faltas de feedback.
  • Inexistência de comprometimento.
  • Doenças psicossomáticas.
  • Atrasos e faltas constantes.

      Caractersticas do Time vencedor:

  • Confiana mtua.
  • Auto sustentao.
  • Objetivos definidos.
  • Comunicao vertical, horizontal e transversal.
  • Aproveitamento das habilidades individuais.
  • Comprometimento.
  • Feedbacks constante.
  • Trabalhos com quantidade e qualidade.
  • Liberdade de expresso.
  • Criatividade e inovaes.

          Buscando sucesso através da sua equipe 

           A obtenção do sucesso está também relacionada às atitudes e as habilidades do Administrador designado para, juntamente com a sua equipe, atingir os objetivos traçados pela organização.Inicialmente, ele deve levar a sua equipe à obtenção do sucesso. Para isso, deverá:

          Integrar- Resgatar a vontade pelo trabalho, principalmente, considerando as experiências traumáticas obtidas nos processos de reengenharia, e de corte de pessoal; que levou os funcionários a se sentirem totalmente instáveis no trabalho. Integrá-lo ao novo contexto. Mantendo uma uniformidade.

          Desenvolver- Planejar e acompanhar o desenvolvimento do trabalho a ser executado, motivando a equipe e promovendo o auto- conhecimento.

          Adequar- Aproveitar e desenvolver as habilidades de cada funcionário, aproveitando utilizando-se de recursos como conhecimentos sobre liderança, motivação, visão global dos acontecimentos, propiciando assim condições para que as metas sejam alcançadas. Busque a sinergia grupal.

          Buscar resultados- O êxito na execução das tarefas em equipe está diretamente ligado ao sucesso que a organização visa alcançar tendo bem claro o seu propósito.

          Identificar e respeitar- Desenvolver o ritmo de cada profissional, pois as pessoas não são iguais. Saiba ouvir. Cada profissional tem o seu ritmo, suas habilidades. O Administrador cabe identificá-lo além de aproveitar o que cada profissional tem de melhor, e de propiciar o desenvolvimento das habilidades faltantes.

          Coesão- Para se manter um time em pleno funcionamento deve-se criar ambiente onde as metas e objetivos individuais possam se materializar.

          Abertura- Comunicação livre e aberta, estimulando e premiando novas idéias, levando-as à concretização; propiciando assim a participação e comunicação aberta.

          Objetivar- Estabelecer de perspectivas através da Administração por objetivos, onde as funções e atribuições de trabalho tornem-se claras.

          Respeitar- As características individuais, posicionamentos, limitações buscando-as sempre desenvolvê-las.

          Quebrar paradigmas- Os mais famosos: Errar é humano, Cachorro velho não aprende novos truques, Vassoura nova sempre varre melhor, Santo de casa não faz milagre, Em casa de ferreiro o espeto é de pau, Querem mudanças mas tudo continua a mesma coisa, Funcionários só querem moleza, Patrão só sabe explorar, etc.

          Criatividade- Estimular a geração idéias, novos produtos, soluções de problemas, etc.

          Discordância civilizada- a equipe deve estar confortável para discutir posicionamentos divergentes com respeito buscando um consenso.

          Liderança situacional – modifica-la conforme as circunstâncias e a maturidade da equipe.

          Feedback- auto avaliação, tanto dos funcionários como dos clientes.

          Cuide da saúde física e mental do trabalhador - cuide bem delas, estimulando através de palestras, a qualidade de vidas, pratica de esportes, e a busca o auto- conhecimento, evitando o álcool, o fumo, as drogas e fazendo refeições sadias.

          Evite o incentivo ao Workaholic.

          Alguns cuidados

          É preciso ser cauteloso no mundo dos negócios. As atitudes devem ser coerentes e pró-ativas, traçando objetivos pertinentes e estimuladores. Porém, muitas vezes, o administrador/empresário se encontra tão ávido pelo sucesso que acaba prejudicando e trazendo malefícios àqueles a sua volta, levando-os ao stress. Por vezes acaba prevalecendo os objetivos pessoais em detrimento aos organizacionais.

          As pessoas crescem através da aceitação de desafios, Mas CUIDADO! Muitas vezes, os objetivos ou desafios são parcial ou totalmente inatingíveis; o que poderá fazer com que o grupo se desmotive.

          O grupo enriquece a informação, reconstituindo e atualizando-a permitindo que ser trabalhe com maior profundidade.Para que ocorra a sinergia de um grupo é preciso saber compartilhar conhecimentos, bem como existir envolvimentos.

          Esta sinergia emerge quando o grupo entende o(s) objetivo (s) organizacional (is).

          Busque resultados através da sua equipe - Técnica: “Fale, faça, estimule”. 

          Faça esse exercício na sua empresa:

  1. Reúna sua equipe.
  2. Determine ou estabeleça com o grupo um objetivo.
  3. Peça para que analisem quanto à sua viabilidade.
  4. Quais as estratégias que podem ser criadas?
  5. Quais as etapas?
  6. Quais as áreas envolvidas?
  7. Quem será o responsável por cada uma dessas áreas?
  8. O que será preciso?
  9. Qual o prazo necessário?
  10. Determine o prazo final.
  11. Acompanhe o trabalho da equipe.
  12. Cobre resultados.
  13. Reavalie.
  14. Refaça e exercício para outros objetivos

           Obs. Sempre que propuser algo a sua equipe, estimule a criatividade, sempre fazendo com que o grupo traga pontos convergentes e divergentes às idéias estabelecidas. Você pode se utilizar desta técnica para soluções criativas de problemas, etc. O importante é que você também trabalhe em equipe, e não apenas fale sobre a sua importância.

          Participe, forneça ajuda, eleve a auto estima do grupo.

Texto parcialmente publicado na revista Sala do Empresário edição 16

Maria Inês Felippe: Palestrante, Psicóloga, Especialista em Adm. de Recursos Humanos e Mestre em Desenvolvimento do Potencial Criativo pela Universidade de Educação de Santiago de Compostela - Espanha. Palestrante e consultora em Recursos Humanos, Desenvolvimento Gerencial e de equipes, Avaliação de Potencial e competências. Treinamentos de Criatividade e Inovação nos Negócios. Palestrante em Congressos Nacionais e Internacionais de Criatividade e Inovação e Comportamento Humano nas empresas. Vice Presidente de Criatividade e Inovação da APARH.

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