CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NOS NEGÓCIOS
Não deixe para depois, pode ser tarde
Por questões de sobrevivência, cresce o interesse em despertar e aumentar a capacidade dos funcionários tornando-os mais criativos, na busca de novos produtos, serviços, assim como buscar diferenciação nos processos de vendas, etc. Outro dia uma empresa solicitou uma palestra com o objetivo de despertar o potencial criativo dos colaboradores dentro de um cenário repleto de regras e regulamentos, porém com muitas possibilidades.
A inovação favorece observar, enxergar o que todos estão vendo, visualizando coisas diferentes e aumentando a autoestima, acreditando nos produtos e serviços que estão oferecendo mercado. Liderar é inovar.
Outro aspecto interessante é que não basta gerar ideias, é preciso analisá-las e implementá-las. Tenho atendido algumas empresas que criam banco de Ideias, sistemas integrados até mesmo a velha caixa de sugestões como estratégia de incentivo da inovação, mas rapidamente transformada em caixa de “queixações” e o caminho não é esse.
Agora mais do que nunca a criatividade e a inovação é a solução para a resolução de conflitos, resgate da imagem da empresa, criação de nossos produtos, serviços, melhoria nos processos internos e manutenção e do aumento da competitividade em um cenário altamente competitivo e uma Gestão de inovação é fundamental.
É muito comum ouvir, nas minhas palestras, treinamentos ou no diagnóstico para melhor customizar os assuntos a serem discutidos os comentários a seguir, e todos eles são fortemente debatidos nos programas de Lideranças, Gestão da Inovação, Administração de conflitos e Soluções Inovadoras dos Problemas e não somente apagar incêndio no dia a dia.
As pessoas comentarem fatos como os abaixo:
- “Meu chefe não valoriza as minhas ações, ideias. Como mudá-lo?
- “A empresa em que trabalho não possui abertura a novas ideias.
- “Não há como mudar a minha rotina, tenho de fazer as coisas sempre da mesma forma!”.
- “Não tenho como criar, vivo cheio de normas, regulamentos, etc.
- Tenho medo de ser mandado embora! É melhor ficar quieto.”
- “Minha equipe não tem iniciativa, não fazem nada de diferente.
- “Os funcionários são descomprometidos”.
- “Meus resultados estão paralisados, ou até mesmo negativos”!
- “Estou perdendo clientes!”
Vale a pena utilizar das divergências como fonte inspiradora para a criação de alternativas, transformando as divergências em ferramenta de crescimento pessoal e de equipes, favorecendo mudança de mindset. Vamos conversar e juntos encarar mais esse desafio?
Maria Inês Felippe é consultora e palestrante, especialista em Criatividade, Inovação e Gestão
www.mariainesfelippe.com.br
mariaines@mariainesfelippe.com.br