Tags

ARTIGOS

AJUDA MÚTUA

Trabalho em equipe como aumento de resultados

Ajuda mútua parece ser palavra-chave para Obama ex. presidente dos EUA. Como é possível buscar isso no ambiente de trabalho? Cada um pode fazer a sua parte? Como superar dificuldades?

Times não é somente palavra da moda, mas a garantia da sobrevivência das empresas no mundo competitivo principalmente se estiver temperada com a inovação, força de vontade, fé e arregaçar as mangas. O ambiente de trabalho criativo no mínimo deverá ter um espaço de liberdade, de pensamento livre, de expressividade coletiva e até mesmo de infantilismo, para resgatar a criança que há dentro de cada um de nós.

É esse potencial até certo ponto nos traz a inovação e a criatividade. Agora as lideranças devem ser trabalhadas para isso assim como os colaboradores não líderes. Até certo ponto a humildade de Obama, expressou que sozinho não fará nada e que conta com toda a diversidade que ali se encontra.

Cabe ressaltar que quando falamos de criatividade e inovação no mundo empresarial falamos de imaginação como agregação de valor não somente ao negócio, mas também para a sociedade.  E será desta forma que a empresa será reconhecida pela sociedade como uma empresa diferente, particular e isso somente acontecerá, quando as pessoas estão unidas em prol de um propósito.

Fazer as coisas sem sentido, remando contra maré, nem na automatização é permitido, quanto mais no contexto humano. Se não percebemos sentido no que fazemos como aprimoramos, modificamos, agregamos valor, transformamos e evoluímos. Viver é ter sentido de vida. O ser humano quando está no trabalho leva consigo não somente as mãos para executar, mas o cérebro para pensar e o coração para sentir e cada vez é percebido a vontade de crescer, vencer.

Atendi um cliente que solicitou uma palestra de encerramento de final de ano e o tema escolhido foi trabalho em equipe, quando perguntei porquê do tema? O que estava acontecendo? Ele respondeu: Maria Inês foi esse espírito que ergueu a minha empresa, estava à beira da falência, reuni meus funcionários e disse: Pessoal eu vou investir, vou arriscar, mas preciso muito de vocês para não me arrepender. Foi impressionante todos arregaçaram as mangas viraram o jogo, hoje somos mais respeitados no mercado e até posso contratar uma pessoa para mandar um recado e é esse recado que quero que você enfatize. Vamos trabalhar juntos para crescermos ainda mais.

Do ponto de vista da criatividade. Precisamos dos criativos, típico do hemisfério direito, mas também dos acabativos, hemisfério esquerdo, aquele que vai fazer acontecer. Agora somente fazer acontecer sem algo novo é repetição, repetição voltamos para a primeira pergunta e segunda.

Portanto por mais que Obama seja referência ele precisou de todos os americanos, da mesma forma que qualquer líder necessita da sua equipe e vice versa, para recompor em alguns casos a sua trajetória. Como está o respeito a diversidade de pensamento na sua empresa, vamos conversar?

Maria Inês Felippe é consultora e palestrante, especialista em Criatividade, Inovação e Gestão
www.mariainesfelippe.com.br
mariaines@mariainesfelippe.com.br