Tags

ARTIGOS

MOTIVAÇÃO DE EQUIPE

Dicas especiais para liderar melhor

Outro dia, estava conversando com um empresário com uma certa angustia frente ao cenário mundial. Entre várias preocupações uma delas gostaria de contar para você e espero que possa aproveitar desta experiência.

Ele sente que sua equipe não rende como gostaria. Havia lançado um programa de sugestão e esperava ideias criativas, que o ajudassem com serviços e produtos inovadores. Ele também sente que, embora sempre recorra à criatividade para resolver problemas, não consegue deslanchar os negócios.  Conversando sobre a sua angústia, percebi que ele ainda teria uma boa estrada a percorrer.

Quanto aos problemas mundiais que afeta o seu negócio não é a sua principal preocupação, pois sabe que o inconsciente coletivo poderá atrapalhar os negócios e ele não quer que a desmotivação entre pelas portas da sua empresa, muito menos na cabeça dele, como gestor.

A queixa em relação a equipe é igual a tantas outras. Há uma grande confusão entre resolver problemas e usar a criatividade. Ao resolver problemas e apagar incêndio, não necessariamente estamos sendo criativos; é importante que haja soluções inovadoras em cada problema resolvido. Lembre-se: nem sempre são as grandes ideias que trazem grandes resultados. Podemos ter uma pequena ideia de grande valor.

No mundo dos negócios, com crise ou sem, sobreviverá quem inovar não somente em produtos e serviços, processos operacionais e na forma de atendimento, prevendo mudanças, novas necessidades do consumidor e adotando um novo estilo de liderança, que favoreça a inovação.

Uma das capacidades mais importantes do líder é estar sempre em busca de atitudes que poderão servir de suporte para as reações adversas que surgirão. Há os que aceitam quase de imediato suas ideias e conseguem tirar o melhor proveito delas e em contrapartida, existem os céticos.

Caso você seja um desses líderes, aqui vão dicas que o ajudarão a aumentar o seu poder de influência:

  • Ouça para entender a ideia nenhuma nasce perfeita;
  • As portas abrem para os perceptivos e fecham para os desligados, favoreça a observação e percepção.
  • Possibilite a criatividade ela faz parte das características do colaborador.
  • Pratique o “zoom” criativo, pensando e repensando sobre o negócio.
  • Lidere com exemplo – seja criativo;
  • Treine seus colaboradores e busque melhorar o seu desempenho.
  • Favoreça a diversidade de pensamento. Quando duas pessoas pensam iguais uma está a mais.

Como está o rendimento e a criatividade da sua equipe, vamos conversar?

Maria Inês Felippe é consultora e palestrante, especialista em Criatividade, Inovação e Gestão
www.mariainesfelippe.com.br
mariaines@mariainesfelippe.com.br