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CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NOS NEGÓCIOS

Não deixe para depois, pode ser tarde

Por questões de sobrevivência, cresce o interesse em despertar e aumentar a capacidade dos funcionários tornando-os mais criativos, na busca de novos produtos, serviços, assim como buscar diferenciação nos processos de vendas, etc. Outro dia uma empresa solicitou uma palestra com o objetivo de despertar o potencial criativo dos colaboradores dentro de um cenário repleto de regras e regulamentos, porém com muitas possibilidades.
         

A inovação favorece observar, enxergar o que todos estão vendo, visualizando coisas diferentes e aumentando a autoestima, acreditando nos produtos e serviços que estão oferecendo mercado. Liderar é inovar.  

Outro aspecto interessante é que não basta gerar ideias, é preciso analisá-las e implementá-las. Tenho atendido algumas empresas que criam banco de Ideias, sistemas integrados até mesmo a velha caixa de sugestões como estratégia de incentivo da inovação, mas rapidamente transformada em caixa de “queixações” e o caminho não é esse.

Agora mais do que nunca a criatividade e a inovação é a solução para a resolução de conflitos, resgate da imagem da empresa, criação de nossos produtos, serviços, melhoria nos processos internos e manutenção e do aumento da competitividade em um cenário altamente competitivo e uma Gestão de inovação é fundamental.

É muito comum ouvir, nas minhas palestras, treinamentos ou no diagnóstico para melhor customizar os assuntos a serem discutidos os comentários a seguir, e todos eles são fortemente debatidos nos programas de Lideranças, Gestão da Inovação, Administração de conflitos e Soluções Inovadoras dos Problemas e não somente apagar incêndio no dia a dia.

As pessoas comentarem fatos como os abaixo:

    1. “Meu chefe não valoriza as minhas ações, ideias. Como mudá-lo?
    2. “A empresa em que trabalho não possui abertura a novas ideias.
    3. “Não há como mudar a minha rotina, tenho de fazer as coisas sempre da mesma forma!”.
    4. “Não tenho como criar, vivo cheio de normas, regulamentos, etc.
    5. Tenho medo de ser mandado embora! É melhor ficar quieto.”
    6. “Minha equipe não tem iniciativa, não fazem nada de diferente.
    7. “Os funcionários são descomprometidos”.
    8. “Meus resultados estão paralisados, ou até mesmo negativos”!
    9. “Estou perdendo clientes!”

Vale a pena utilizar das divergências como fonte inspiradora para a criação de alternativas, transformando as divergências em ferramenta de crescimento pessoal e de equipes, favorecendo mudança de mindset. Vamos conversar e juntos encarar mais esse desafio?

Maria Inês Felippe é consultora e palestrante, especialista em Criatividade, Inovação e Gestão
www.mariainesfelippe.com.br
mariaines@mariainesfelippe.com.br