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O PODER DA EMPATIA

Dicas de como conquistar o cliente

Por mais que um Vendedor, tenha uma atuação isolada, já que sai solitariamente para conquistar clientes, jamais deve se sentir sozinho. Há por trás dele uma equipe de suporte que faz tudo acontecer: desde a telefonista que atende com educação e transfere a ligação para os departamentos corretos, por exemplo, aos corpos administrativo, de logística, financeiro e de pós-venda.

Algumas empresas esquecem deste suporte e de que se esse time não atuar de forma sinérgica e com qualidade, nada acontecerá.

Mas, há uma interdependência entre as áreas e vice-versa, e é necessário investir nela. Aliás, interdependência é um dos termos mais usados no mundo corporativo. É como na música “Eu não existo sem você”, de Tom e Vinícius:

“… Assim como uma nuvem, só acontece se chover.
Assim como o poeta, só é grande se sofrer.
Assim como viver, sem ter amor não é viver.
Não há você sem mim, eu não existo sem você.”

A arte do relacionamento é, em grande parte, a habilidade de reconhecer e considerar sentimentos a importância do outro, a empatia como a capacidade de se colocar no lugar do outro, favorecendo ambas as partes. Esta habilidade é a base para sustentar a popularidade, liderança, eficiência interpessoal e garantia da satisfação do cliente interno e externo, nas vendas e negociações.

No processo de negociação, o papel do vendedor é o de prevenir e resolver conflitos. Sua principal característica é a diplomacia, assim como buscar uma resposta que satisfaça ambas as partes ou um grupo de interessados. Deverá trabalhar com informações para influenciar na hora da venda, eis algumas dicas:

Entenda o cliente, crie perguntas investigativas, tende identificar seus desejos, sua personalidade para poder ajustar seus argumentos. Foco no cliente ajudará a entender se o cliente é mais racional, emocional, analítico, pratico, se busca segurança, status, auto estima.

Entre várias tipologias estudadas dos mais diversos clientes e treinadas em várias empresas, citarei os indecisos que exigirá do Vendedor, habilidades específicas tais como informações precisas, seguras, olhando nos olhos do cliente entender das inseguranças do cliente utilize da empatia para melhor entender e a tender o cliente

Como está a empatia para atender o cliente interno e externo, vamos conversar.

Maria Inês Felippe é consultora e palestrante, especialista em Criatividade, Inovação e Gestão
www.mariainesfelippe.com.br
mariaines@mariainesfelippe.com.br