Tags

ARTIGOS

TENHA CORAGEM, INICIATIVA E TENHA ATITUDE

Competências fundamentais para viver

Para permanecer vivo, educando a paixão, desejos de vida e morte, é preciso educar o medo e a coragem. O medo e a coragem em assumir a solidão de ser diferente.

Medo e coragem em assumir a educação desse drama, cujos personagens são nossos desejos de vida. Educar a paixão é lidar com vários ingredientes cotidianamente, por meio da nossa capacidade, força vital, que todo ser humano possui: uns mais; outros menos; em outros, anestesiada, e desejar, sonhar, imaginar e criar.       

Somos sujeitos porque desejamos, sonhamos, imaginamos e criamos na busca permanente da alegria, da esperança, do fortalecimento da liberdade, de uma sociedade mais justa, de felicidade a que todos temos direito.

Quem não tem coragem, não concretiza, não caminha, não busca o novo, não muda, nem evolui, experencia, quanto medo.

Para isto, temos de conhecer a realidade, não se esquecendo de que ela não está pronta, terminada, redonda. É preciso sonhar, é preciso ter coragem para concretizar. O mundo não está redondo por que enquadrar?

Tivemos e vivemos um período de muita insegurança, ameaças, riscos, oportunidades, desilusões, descobertas. Estamos juntos para reconstruir, para criar e dar prosseguimento ao que está aí.

A criação nada mais é do que o sonho colocado em prática, a reconstrução do passado e a abertura para o que vem pela frente.

Crie agora, pensando no futuro. Se não agora, quando?

Maria Inês Felippe é consultora e palestrante, especialista em Criatividade, Inovação e Gestão
www.mariainesfelippe.com.br
mariaines@mariainesfelippe.com.br